quinta-feira, 21 de março de 2013

Os perigos da Web


Não há antivírus avançado e atualizado capaz de combater o maior problema de segurança do uso da internet. O comportamento do usuário encabeça a lista de pontos fracos capazes de permitir infecção de malwares que causam grande prejuízo, além de muita dor de cabeça para sua empresa.

Todo tipo de praga virtual como Cavalos de Tróia, Warms, Spywares, enfim, tudo quanto é vírus que conhecemos pode ser adquirido facilmente por uma navegação desatenta ou mesmo ingênua.

O roubo de informação pelo método PHISHING SCAN é a bola da vez entre os hackers. Geralmente usando o nome de empresas conhecidas ou assuntos do momento, os golpistas atraem o usuário para que infectem a máquina, possibilitando o roubo de todo e qualquer tipo de informação, além de permitir ao hacker que use a máquina como zumbi em outros golpes.

Para não ser "pescado", o usuário, que é a primeira e mais frágil barreira, deve ter o máximo possível de informação. Eu costumo dizer aos meus clientes que não tem como estar totalmente livre de perigo, mas pode-se chegar o mais próximo possível da imunização com uma política de segurança que envolva educação, ferramentas de proteção e bons profissionais que te orientem no suporte ao seu sistema de informática, afinal, é a informação da sua empresa que está em jogo.

Atualmente fizemos um serviço de atualização de todo o nosso sistema e constantemente fazemos backups do conteúdo dos websites que estão hospedados em nosso servidor. A tecnologia está evoluindo constantemente e inovações nascem a cada dia. Essas atualizações servem para que o sistema esteja em dia com as mais recentes tecnologias e impedem a exploração de brechas de segurança que permitem possíveis contaminações.
Porém, mesmo com atualizações periódicas, ainda é necessário um anti-vírus.

Nossa hospedagem de sites trabalha com um filtro anti-spam que opera em quatro níveis, onde o cliente pode escolher qual o grau de "filtragem" das mensagens. Com um bom aconselhamento e um trabalho de assessoria, nós conseguimos chegar ao ponto ideal onde os funcionários se sentem confortáveis no uso de seus emails e a empresa se sente segura quanto ao controle de informação que entra e sái de seu sistema.

Sistema religiosamente atualizado, anti-vírus, firewall... todo aparato de proteção está montado e mesmo assim ainda não estamos totalmente seguros. Completando o exército de defesa está o usuário. E para ele o melhor recurso é a educação. Gosto de saber como o cliente utiliza a internet para conhecer os ambientes por onde ele navega e assim poder assessorá-lo em práticas mais seguras.

Navegar é preciso, melhor se for por rotas seguras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário