segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

A importância de backups para começar um ano novo em segurança.


Para garantir a fidelidade de nossos trabalhos e, assim, dar tranquilidade aos nosso clientes, é muito importante fazer cópias de segurança de todos os serviços executados pela agência.

Cópias de segurança dos dados armazenados em um computador são importantes, não só para se recuperar de eventuais falhas, mas também das conseqüências de uma possível infecção por vírus, ou de uma invasão.

Aqui no estúdio TAN realizamos backups simples como o armazenamento dos arquivos em DVDs, e outros mais complexos como o espelhamento do disco rígido em um outro disco externo.

Mensalmente, uma unidade gravadora de DVDs é suficiente para que a maior parte dos serviços executados no mês sejam assegurados em cópias de segurança. Porém, de tempos em tempos, dependendo da necessidade, os dados precisam passar por uma análise e depois ser arquivados em um disco rígido externo.

Mais detalhes sobre o armazenamento de cópias de segurança:
Escolha dos dados: as cópias de segurança contem apenas arquivos confiáveis, ou seja, que não contenham vírus;
Mídia utilizada: a escolha da mídia para a realização da cópia de segurança é extremamente importante e depende da importância e da vida útil que a cópia deve ter. A utilização de alguns dispositivos para armazenar um pequeno volume de dados que estão sendo modificados constantemente é perfeitamente viável. Mas um grande volume de dados, de maior importância, que deve perdurar por longos períodos, deve ser armazenado em locais mais confiáveis, como por exemplo os DVDs e HDs;
Local de armazenamento: cópias de segurança são guardadas em um local condicionado (longe de muito frio ou muito calor) e restrito, de modo que apenas pessoas autorizadas tenham acesso a este local;
Cópia em outro local: as cópias de segurança são guardadas em locais diferentes;
Criptografia dos dados: os dados armazenados em uma cópia de segurança que contenham informações sigilosas são armazenados em algum formato criptografado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário